Reputação e a força do intangível

Manoel Fernandes Neto
Jornalista, editor e curador de conteúdo

Traz negócios, traz indicações, mas traz também o inimaginável: a força indestrutível do intangível.

thought-catalog-505eectW54k-unsplash

Reputação é como os mercados veem o seu negócio. Quando falamos em mercados, são as referências a todos os grupos que giram em torno do seu empreendimento: clientes, fornecedores, parceiros, amigos. Colaboradores e seus familiares. Todos disseminadores da sua atuação, seu espírito fazedor, sua seriedade. Espalhando aos quatros ventos que sua empresa é, sim, do “balacobaco”.

Essa reputação é disseminada no mundo digital, mas transborda para o mundo físico. Ela vai “dando liga”, vai moldando sua realidade. Traz negócios, traz indicações, mas traz também o inimaginável: a força indestrutível do intangível.

Assim você encontra aquele amigo antigo que fala que são bem feitas as redes sociais da sua empresa; algum antigo professor que diz que gostou do conteúdo do seu site; você vê seu grupo de colaboradores unidos e animados diante do que sua empresa dissemina publicamente; você reúne milhares de pessoas em torno do seu negócio para uma festa de confraternização, somente com a força do que você realiza. Melhor: tudo isso sem depender de investimentos estratosféricos e nem de propaganda em grandes jornais. Simples. Somente o seu negócio, com site e redes sociais, com uma curadoria de conteúdo à altura.

Conteúdo bem gerado é a chama que aquece o espírito da sua empresa. Organizado e feito com o coração, sites e redes que falam com voz humana, sem robôs e sistemas invasivos, com produtos e serviços apresentados com seriedade, profundidade, empatia e, por que não?, senso de humor; equilíbrio: uma soma de competências e talentos naquilo que o negócio realiza.