Sites, blogs e portais

Internet é negócio. Negócios na Internet

Lucratividade, desempenho, clientes e colaboradores amigos e bem informados. As inúmeras possibilidades de atuar em rede, com serviços e produtos.

A CMM oferece todo o seu conhecimento para a implantação de sites, blogs e portais.

Por Manoel Fernandes Neto, Diretor da www.cmminterativa.com.br

“Minha empresa não precisa de um site na Internet; a propaganda dela é pelo Facebook e Instagram”.

Essa frase recorrente, dita por alguns donos de empresa de setores variados da economia, demonstra falta de informação do que sejam, realmente, os ambientes Internet e Web. Sim, porque são duas definições distintas, que muito poucos sabem. A Wikipédia nos ajuda:

A World Wide Web (que em português significa, “Rede de alcance mundial”, também conhecida como Web e WWW), é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP, que permite o acesso a informações e a todo tipo de transferência de dados.

Tanto uma como outra nos oferece uma gama de possibilidades para empresas, tanto para aperfeiçoar seus processos, como para conversar com o seu público. O objetivo alcançado: aumento da lucratividade.

Ou seja, Internet é negócio, em sua essência. Ou ainda: negócios na Internet podem ter a sua empresa inserida de forma competente. Quem afirma que sua empresa “não precisa de site”, com certeza ainda pensa que Internet é propaganda, publicidade ou um folder digital. “Não, não, não”, como diria minha filha de 13 anos.

Outro engano é achar que uma página nas redes sociais basta para o seu negócio. Engano porque basta procurar uma informação organizada que você já percebe a dificuldade. Ter somente o redes sociais é ter o que todos tem, sem diferenciações. Sem ter algo na Internet “para chamar de seu”.

Possibilidades infinitas

“Correndo por fora” – muitas empresas e empreendedores já sabem como utilizar na rede, em conversações ou sistemas. Os exemplos se acumulam:

– A maioria dos laboratórios já fornece resultados de exames pelo seu site, inclusive os mais complexos, como Raios X.

– Uma grande padaria, em capital brasileira, criou uma rede de admiradores que em ambiente específico podem atualizar seus blogs, trocar informações, receitas, e debater. Sobre qual assunto? Ora, ora, um único: pão.

– Médicos de todos os lugares estão tirando as dúvidas das pessoas sem custo, sobre suas especialidades, no próprio site e em redes sociais criadas por eles, com centenas de seguidores. A quem você acha que essas pessoas procuram ou indicam quando precisam de uma consulta?

– Dentistas colocam à disposição uma área com senha, para seus clientes, pela qual eles podem acompanhar o tratamento que estão fazendo, com diário das atividades, agenda de consultas e imagens do antes e do depois. O cliente fica “rindo à toa” com a atenção dispensada.

– Empresas têxteis oferecem diretamente aos lojistas e distribuidores suas produções para compra, abrindo um leque de atuação nacional e internacional.

– Marcas de produtos de cama, mesa e banho já vendem diretamente ao consumidor final, conquistando novos clientes que nenhuma rede de distribuidores consegue contemplar.

– Empresas põem à disposição áreas específicas em seus sites para fornecedores atenderem suas necessidades, oferecendo seus produtos e criando leilões virtuais.

– Uma empresa paulista, da área de embalagem, com 150 funcionários, criou um ambiente e motivou cada funcionário a criar seu próprio blog e escrever sobre aquilo que mais o agrada: pescaria, culinária, hortas, artes manuais. O resultado foi uma troca de informações nunca antes vista na organização, com motivação e união entre as equipes.

– Uma pequena siderúrgica de Minas Gerais criou um ambiente próprio na Intranet, que é uma rede interna, para consolidar ações de qualidade e produtividade implementadas na empresa, para obtenção de certificações ISO e ambientais, além de sistemas de produtividade. Detalhe: cada funcionário pode expor os problemas, dúvidas e ansiedades em relação ao assunto. Resultado: um diagnóstico sem precedentes sobre a saúde corporativa.

CMM Interativa é uma empresa na área de negócios na Internet, acima de tudo. Na convicção de que não existem duas individualidades iguais, a CMM oferece soluções especificas únicas, criadas de acordo com a história, os valores e a filosofia de empresas e empreendedores.

Com certeza, você pode entrar em contato para conversarmos com o compromisso de trocar conhecimento. Para nós, tão importante quanto um novo cliente, é um empresário esclarecido em relação às potencialidades do mundo em rede.