“Entre no mercado agora”

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O  livro Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar, traz um capítulo que enterra de uma vez por todas a postergação no tocante ao lançamento de projetos.

Entre no mercado agora
Jason Fried (Autor), David Heinemeier Hansson (Autor)

Quando seu produto ou serviço vai estar acabado? Quando ele deve entrar no mercado?
Quando é seguro deixar que as pessoas o utilizem? Provavelmente muito antes do que
você considera ideal. Assim que seu produto fizer o que precisa fazer, lance-o ao mundo.
Mesmo que ainda haja uma lista de coisas por fazer, isso não significa que não esteja
pronto. Não atrase tudo por causa de alguns detalhes por terminar. Isso pode ser
resolvido mais tarde. Além do mais, cuidar disso depois pode levar a resultados
melhores.

Pense desta forma: se você precisasse lançar sua empresa daqui a duas semanas, o que deixaria de fora? É curioso como uma pergunta assim nos obriga a focar. De repente
percebemos que não precisamos de uma porção de coisas. E o que é necessário parece óbvio. Ao estipularmos um prazo, vemos com mais clareza.

Deixe de lado tudo o que não for fundamental para o lançamento. Resolva as necessidades agora e preocupe-se com os luxos depois. Se pensar bem, muitos itens não são essenciais no primeiro dia.

Quando lançamos o gerenciador de projetos Basecamp, nem tínhamos como fazer
cobranças dos clientes. Como o produto seria pago em ciclos mensais, sabíamos que
teríamos 30 dias para descobrir uma solução. Portanto, usamos o tempo anterior ao
lançamento para resolver problemas mais urgentes e realmente importantes desde o
primeiro dia. O trigésimo dia podia esperar.

A sapataria Camper abriu uma loja em São Francisco antes mesmo de concluir a
construção do prédio. Os consumidores podiam desenhar nas paredes da loja vazia. Os
sapatos ficavam expostos em um compensado posto sobre dezenas de caixas de sapatos.

E a mensagem que mais vezes apareceu nas paredes foi: “Mantenham a loja do jeito que
está.”

De modo semelhante, os fundadores da loja de decoração Crate and Barrel não
esperaram até ter mostruários elegantes para abrir a primeira loja. Eles simplesmente
viraram as caixas e os barris em que recebiam as mercadorias e empilharam os produtos
sobre eles.

Lembre-se, porém, de jamais comprometer a qualidade. O objetivo ainda é fazer algo
excepcional. Essa abordagem apenas reconhece que a melhor forma de chegar lá é aos
poucos. Pare de imaginar o que poderá dar bons resultados. Descubra na prática.

O livro
http://www.amazon.com.br/Reinvente-sua-empresa-maneira-trabalhar-ebook/dp/B00A3CSMZK

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